Quem Somos

SAMAE DE ARARANGUA

O SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - criado pela Lei Municipal nº 425, de 26 de fevereiro de 1969, e alterado pela lei n 1755 de 13 de agosto de 1997, tem o objetivo de operar, manter, conservar e explorar os serviços de água potável e de esgotos sanitários na cidade de Araranguá.


Para tanto, desenvolve suas atividades com base em um planejamento de longo prazo, que leva em consideração, dentre outros fatores, o crescimento populacional acentuado e a sua distribuição por todo o território municipal.


Com um planejamento que acompanha o crescimento populacional de Araranguá, o SAMAE atende a aproximadamente 90% da população total do município, com redes de distribuição de água, que chegam a 413 km. São em torno de 13.300 ligações e quase 16.000 economias abastecidas. No que tange ao tratamento de esgoto sanitário atualmente o Samae esta em fase de implantação de rede que contemplara  um índice de 40% de esgoto sanitário tratado na área urbana, em torno de 70 km de rede e 5000 mil economias atendidas.


O sistema de tratamento e distribuição de água conta com quatro estação de tratamento, ETA III(Açude Belinzoni) situada a Rua Expedicionario Iracy Luchina S/N , que trata cerca de 55,55 l/s de água, atendendo entorno de 65% da demanda atual e uma estação de tratamento localizada na Lagoa da Serra, chamada de ETA II que tem capacidade de tratar 166,66 l/s de água atendendo outros 35% da Cidade e Bairros. Além destas, outros dois sistemas independentes encontram-se instalados pelo Município. Estas unidades, localizadas em diferentes localidades, são identificadas pelos seguintes nomes: ETA I (capacidade de 33,33 l/s de água) localizada no Balneário Morro dos Conventos. ETA IV (capacidade de 7 l/s de água) localizada no Distrito de Hercílio Luz.


Na reservação de água, o sistema de abastecimento conta com 1 conjunto de reservatório principal com capacidade de armazenar 2 milhões de litros de água. O sistema conta ainda com outros reservatórios auxiliares, alimentados diretamente ou por bombeamento. Estas unidades garantem o abastecimento dos pontos mais elevados, principalmente quando o consumo elevado reduz a pressão da rede de distribuição nas partes mais altas. Com este sistema de reservação com capacidade total de 2,5  milhões de litros de água, o SAMAE assegura a quantidade e qualidade  de abastecimento de água em Araranguá.


No que tange ao tratamento de esgoto, o Samae conta atualmente com 2 ETEs, uma no bairro Urussanguinha e outra no bairro Vila São José, que juntas atendem os bairros: Vila São Jose, parte da Coloninha, Centro, parte da Urussanguinha e Alto Feliz. As duas estações compreendem em 40% de esgoto sanitário tratado.