Notícias

SAMAE de Araranguá lança concurso de redação no Dia Mundial da água

 


 


 


 


 


    Na sexta-feira, dia 22, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE), em parceria com os Lions Sul, Águas Verdes e Centro realizou na Praça das Águas, um evento para celebrar o Dia Mundial da Água. O evento contou com a presença de lideranças políticas, representantes de entidades, imprensa, escolas e creches do município.


  À tarde foi de recreação, com apresentação do coral do Colégio Murialdo, exposição de trabalhos, brinquedos infláveis, pinturas em papel, distribuição de picolé, pipoca, cachorro-quente, e teve ainda brincadeiras lúdicas com a temática: água. Além do momento de descontração, houve também momento para reflexão sobre a importância de comemorar a data, onde as autoridades falaram sobre o tema.


  Para o diretor geral do SAMAE, José Hilson Sasso, o objetivo do evento é promover a conscientização sobre a relevância da água. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável da água e a urgente necessidade de conservação dos mananciais existentes em Araranguá. “Essa data serve principalmente para nos conscientizarmos de que os recursos hídricos não são infinitos, e que estamos em uma região que tem a água em situação mais crítica de toda Santa Catarina, por isso é necessário reforçar a importância de se preservar os nossos mananciais”, disse.


     Araranguá possui cinco mananciais - Lagoa dos Bichos, Lagoa da Serra, Açude Belinzoni, Açude Manoel Angélica e Lagoa da Velhinha. “O SAMAE realiza a captação de água em apenas três deles, onde destacamos o Açude Belinzoni que possui uma água de extrema qualidade, onde o SAMAE gasta bem pouco com seu tratamento”, lembrou Sasso.


    Sasso salientou que mesmo diante da boa realidade vivenciada em Araranguá é importante a conscientização da população, principalmente das crianças, que são o futuro da cidade. “Temos o Projeto SAMAE na Escola, que busca através das palestras e visitações nas Estações de Tratamento de Água informar sobre a importância de economizar e preservar a nossa água, que é um bem tão precioso e muitas vezes esquecido pelo homem”, finalizou.


     Edio José Candido representante dos Lions; o presidente do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba e diretor da FAMA, Luiz Leme; o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso, e Francisco Diello, Secretário de Planejamento, que representou o prefeito Mariano Mazzuco, enfatizam em seus discursos a importância do SAMAE para a cidade e relevância dos trabalhos voltados a conscientização da população, principalmente das crianças, por meio do Projeto SAMAE na Escola. Além disso, alertaram sobre a importância de se cuidar do Meio Ambiente e da água que infelizmente é finita.


A estudante da Escola Otávio Manoel Anastácio, do bairro Jardim Cibeli, Anelize Soares Monteiro, de 9 anos, estava eufórica com o evento e aproveitou todos os brinquedos e lanches. 'Eu adorei participar, até porque, nunca tinha vindo em um evento do Samae. O que mais gostei no evento foram as brincadeiras e pinturas que tinham relação com a água, que é algo muito importante para nós', citou.


  


Concurso de Redação


Para marcar a data o SAMAE por meio do Projeto SAMAE na Escola lançou um concurso de redação para alunos das 4ª e 5ª séries, onde o tema será “Terra Planeta Água”. As três melhores redações serão premiadas, cujos prêmios serão entregues no Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no dia 5 de junho.


 secretária de Educação do Município de Araranguá Ariane Almeida e o Presidente do Conselho Municipal de Educação Darlan Vargas de Matos receberem das mãos da diretora Administrativa do SAMAE e coordenadora do projeto SAMAE na Escola Margarete Timboni Baran o regulamento do concurso, que será entregue em todas as escolas.

Outras Notícias